DestaquesEsporteGeralTodas as Notícias

Súmula registra 14 ocorrências na final do Campeonato Piauiense da série B

anuncio17 UNIFSA

A temporada do futebol piauiense se encerrou. No entanto, a decisão da Série B do estadual entre Picos e Altos, realizada no último fim de semana, ainda rende e promete parar nos tribunais da justiça desportiva. Tudo isso por conta dos incidentes causados pelos torcedores do Zangão, no estádio Helvídio Nunes, na Cidade Modelo. Durante a partida, vários foguetes (rojões) foram lançados em direção ao campo, além de latas de cerveja, garrafas, pedras e até sabugo de milho, sem contar a agressão de um atleta do Picos sobre o jogador rival após término do jogo.

O resultado de toda essa confusão foi relatado pelo árbitro Antônio Dib Moraes de Sousa em súmula, gerando um total de 14 ocorrências, fato que pode render severas punições ao time de Picos nos jogos da elite em 2016. A diretoria do clube se defende, mas não esconde a esperança de que o resultado no tribunal seja negativo. Por outro lado, a Federação de Futebol do Piauí (FFP) lamenta o ocorrido e aguarda o julgamento para tomar as devidas providências.

picos

– Sabemos que nosso torcedor errou. Foram muitas as infrações durante o jogo, tanto que está relatada na súmula. Contudo, iremos esperar o que vai ser decidido no julgamento. Iremos buscar meios para nos defender da melhor maneira, mas temos certeza que seremos punidos. Infelizmente tudo isso começou com algumas declarações infelizes do presidente do Altos (Warton Lacerda) durante a semana que antecedeu a partida. Sei que não justifica violência, mas toda ação gera uma reação – frisa José Brito, diretor de futebol do Picos.

Entre as inúmeras observações descritas pelo árbitro, chama atenção a cronologia dos fatos. Durante o primeiro tempo, entre os minutos oito e 15, Dib registrou quatro ocorrências, sendo duas envolvendo o uso de rojões, e outras duas com copo plástico e dois picolés jogados em direção ao gramado, o que obrigou a primeira paralisação do confronto com o auxílio do policiamento.

picos_1

O fato mais inusitado aconteceu no intervalo. Segundo os registros da súmula, consta que o quarto árbitro, Diego da Silva Castro, foi atingido por um sabugo de milho nas costas, que comunicou novamente ao policiamento, mas nenhuma pessoa foi identificada como autora do acontecido.

De acordo com o presidente da FFP, Cesarino Oliveira, a confusão na final da segunda divisão do estadual foi um caso isolado e que fugiu ao controle da organização. O dirigente da entidade lamentou a situação, mas espera que os culpados sejam punidos e torce para que os incidentes não voltem a acontecer durante o Piauiense 2016, quando Altos e Picos voltarão a se enfrentar novamente.

– Quando acontece algo desse tipo, devemos esperar o que o TJD-PI (Tribunal de Justiça Desportiva do Piauí) vai resolver. Só aí poderemos nos pronunciar. Claro que temos nosso ponto de vista, mas devemos respeita a Justiça, a Lei. A FFP fez de tudo para evitar esses ocorridos. Pedimos até que os torcedores de Altos não fossem para Picos. E foram, mas foi algo que não tivemos como conter. É de se lamentar. Só torço para que isso não se repita – comenta o presidente.

No decorrer da partida ainda foram lançadas latas de cervejas, pedras e garrafas. Ao fim do jogo, a cerimônia de entrega do troféu para o campeão, Altos, também foi comprometida pelos atos de vandalismo da torcida local. Algumas pessoas entraram no campo, danificaram o painel do pódio e rasgaram o banner de patrocinadores da competição.

Parte do palco da premiação é destruído por torcedores (Foto: Reprodução/TV Clube)
Parte do palco da premiação é destruído por torcedores (Foto: Reprodução/TV Clube)

Em meio a tudo isso, houve tempo para o jogador Wanderson, de Picos, agredir com uma “voadora” nas costas, o atleta Theylor, do time altoense. O lance não passou em branco, e Antônio Dib expulsou o agressor, mesmo após o apito final.

A súmula da partida foi encaminhada ao TJD-PI para ser analisada e entrar em pauta para ser agendado o julgamento.

Globoesporte PI

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.