DestaquesFrancisco Santos

Audiência pública em Francisco Santos debate aterro sanitário que beneficiará 61 municípios

Evento apresenta estudos de impacto ambiental para novo Núcleo de Valorização de Resíduos visando eliminar lixões na região sudeste do Piauí.

anuncio17 UNIFSA

Na noite de sexta-feira, 02 de fevereiro, a cidade de Francisco Santos tornou-se palco de uma audiência pública crucial para o futuro da gestão de resíduos na região sudeste do Piauí. O encontro, realizado no Centro Administrativo da Assistência Social, foi uma iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH-PI), com apoio da Prefeitura Municipal e do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI).

SIGA A GENTE NO FACEBOOK
SIGA A GENTE NO INSTAGRAM
VEJA OS VÍDEOS NO YOUTUBE
PARTICIPE DO GRUPO NO WHATSAPP
____

O foco da audiência foi a apresentação dos Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) para a instalação de um Núcleo de Valorização de Resíduos (NVR), mais conhecido como Aterro Sanitário, pela empresa SI Soluções Ambientais e Gestão de Resíduos LTDA. Localizado na Fazenda Vitalino, na zona rural de Francisco Santos, o projeto almeja a destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos, em consonância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

O empreendimento é estratégico para 868.836 habitantes de 61 municípios do sudeste piauiense, mirando a extinção dos lixões a céu aberto, que representam uma ameaça significativa à saúde pública e ao meio ambiente, contaminando água, solo e ar, especialmente por meio do chorume.

A audiência foi presidida por Vicente Gomes da Silva, diretor de relações sociais da SEMARH-PI, com o acompanhamento do auditor fiscal Daniel Guimarães e do promotor Paulo Maurício Araújo Gusmão. Destacaram-se as presenças do prefeito Dr. Luís José, do vice-prefeito Edson Carvalho, e representantes da SI – Soluções Ambientais, além de coordenadores e técnicos responsáveis pelos estudos ambientais.

O prefeito de Francisco Santos, Dr. Luís José sublinhou a importância da iniciativa, que visa solucionar de forma responsável o problema da gestão de resíduos sólidos na macrorregião. A parceria público-privada e o acompanhamento do MPPI garantem um avanço significativo na questão ambiental, beneficiando diretamente a população e o meio ambiente.

A extinção dos lixões, conforme destacado por Vicente Gomes, é uma exigência legal, e o projeto do aterro sanitário em Francisco Santos representa um passo fundamental nessa direção. A audiência pública proporcionou um espaço democrático para discussão, esclarecimento de dúvidas e engajamento da comunidade no processo de transformação ambiental da região.

RESUMO DA NOTÍCIA:

  • Audiência pública em Francisco Santos discute a implantação de aterro sanitário.
  • Iniciativa visa cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos e eliminar lixões.
  • Projeto beneficia mais de 868 mil habitantes de 61 municípios do sudeste do Piauí.
  • Apoio da SEMARH-PI, Prefeitura Municipal, e MPPI garantem a viabilidade do projeto.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.