Em virtude de ser a maior causa de ocorrências registradas pela Policia Militar no final de semana, usuários de som automotivo terão fiscalização intensiva por parte da Policia Militar e do Ministério Público, com punições rigorosas para os proprietários de veiculo que infringirem a lei.
“A PM juntamente com o Ministério público vai unir forças para combater esse tipo de delito, que vem causando transtorno na cidade. Vamos intensificar a fiscalização e punir aqueles que infringirem com a lei”, afirma o Coronel Wagner Tôrres, comandante do 4º BPM de Picos.
Tôrres ressalta ainda que terá viaturas disponibilizadas especialmente para esse tipo de ocorrências, e vai usar o equipamento decíbelimetro para medir o nível de poluição sonora. “Teremos duas viaturas, uma do departamento de trânsito e a outra da força tática, somente para atender esse tipo de ocorrência, cada uma vai estar equipada de uma filmadora e um decibelímetro, aparelho que mede a pressão sonora”, ressalta.
Ao contrário do que vinha sendo praticado anteriormente, o proprietário que desrespeitar a lei vai ter punições mais ríspidas diante desses casos. “Chegando ao local ligamos o decibelimetro e a filmadora para flagrar a infração e já conduzimos o proprietário para delegacia e lá o delegado tomará as providências cabíveis”, explica Tôrres.
A decisão de reforçar a fiscalização em torno dos proprietários que abusam dos sons automotivos veio após reunião entre representantes do poder público e da Polícia Militar de Picos na última semana discutirem o grande número de sons automotivos na cidade durante a madrugada.