
Da redação:
O Conselho Municipal de Saúde de Picos mantem democracia em eleição para a direção do órgão que é responsável pelo controle, fiscalização , acompanhamento e controle das ações de saúde no município de Picos. Orgão tem priorizado o rodízio entre as categorias que compõe o Conselho, diferentemente de muitos municípios no Estado que ainda mantém seus secretários na presidência.

Segundo o coordenador das ações assistenciais em serviços de saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Pascoal Gomes da Costa Neto, o município de Picos zela pela transparência e democracia na eleição para a diretoria do Conselho Municipal de Saúde , priorizando um rodízio entre as categorias que compõe o conselho tais como: trabalhadores da saúde, usuários, servidores e gestores.
“ Inicialmente tivemos um usuário dos serviços de saúde , depois tivemos um representante do gestor da saúde e agora temos um trabalhador da saúde. Então estamos fazendo um rodízio o que garante tranquilidade e a diversidade das ações já que cada pessoa ou seguimento, tem forma diferenciada de percepção e atuação. Isso faz do Conselho um órgão transparente e atuante para cumprir com o seu dever constitucional”, disse Pascoal.
Pascoal Gomes informou que já foi agendado com o novo presidente Mailson uma capacitação para todos os membros do Conselho no mês de fevereiro. O objetivo da capacitação é qualificar os componentes do Conselho diante dos desafios que a saúde impõe sobre tudo, nos aspectos legais da competência do Conselho.
Ainda conforme o coordenador das ações assistenciais em serviços de saúde da Secretaria Municipal de Saúde, O Conselho Municipal de Saúde de Picos conta com uma sede e estrutura necessária para o seu pleno funcionamento.